Loading...

Impressão em Alta Tiragem

O processo de impressão offset, possivelmente o mais tradicional, atende a diversos segmentos do mercado gráfico, em razão da versatilidade oferecida pelos equipamentos.

O termo offset decorre da expressão “offset litography” (que significa litografia fora do lugar), por ser um método de impressão indireta, diferente da litografia, na qual a matriz transfere a tinta diretamente para o papel.

Seu processo de impressão é mais complexo, envolvendo mais etapas de produção e equipamentos. Seu fundamento parte da repulsão entre água e gordura.

A primeira etapa é a preparação da chapa metálica (matriz), gravada a partir do arquivo digital do material a ser impresso, num processo chamado CTP (computer-to-plate), que veio substituir os antigos fotolitos.

A gravação da chapa faz com que a imagem (reticulada) do arquivo fique registrada em sua superfície, de modo que, ao receber a tinta (oleosa) misturada com água, apenas a tinta se fixe nas áreas a serem impressas. Desse modo, a chapa reterá água nas áreas que não serão impressas, e a tinta, onde está a imagem.

Vantagens:

  • Permite melhor custo unitário para médias e grandes tiragens.
  • Após a montagem do maquinário e a preparação das chapas, oferece velocidade de impressão, atingindo milhares de folhas por hora.
  • Conforme o maquinário da gráfica, é a alternativa que possibilita maior flexibilidade em formatos, cores e acabamentos.

Consulte esta opção para tiragens acima de 250 exemplares.

Impressão em Alta Tiragem - Editora Livro na Estante

*